Roteiro de 3 dias para Terceira Idade

Falar sobre a Serra Catarinense e Urubici é falar de cenários deslumbrantes, povo hospitaleiro e também sobre o charme e aconchego de uma cidade interiorana. É um lugar para ficar em contato com a natureza, se encantar com as paisagens de montanhas, vales e cânions, saborear as delícias regionais e ficar hospedado em pousadas requintadas com muito conforto!

E para provar que não tem idade melhor para viajar que essa que você está agora, elaboramos um roteiro de três dias completos para grupos de Terceira Idade. Confira nossas dicas!

DIA 1

Como nosso roteiro são de dias completos, você pode chegar em Urubici na noite anterior - e já garantir um descanso - ou pela manhã desse nosso primeiro dia.

E, nada melhor, que iniciar a visita contemplando a cidade do alto no Mirante do Avencal (ou Mirante de Urubici), logo na chegada.

Depois da paradinha no mirante, uma parada obrigatória é no Guardião do Avencal, para saborear um café com roscas de coalhada (típicas da região) e ainda visitar às Inscrições Rupestres, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Estado.

Pausa para o almoço, que pode ser no centro da cidade. Aproveite a parada para conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens com arquitetura imponente e peculiar.

Após o almoço, recomendamos conhecer um dos cartões postais da região, a Cascata do Avencal. E é possível ir em dois locais:

    1) Quedas do Avencal - onde está a plataforma de vidro sobre o penhasco, que tem vista mais lateral da cachoeira e do cânion.

    2) Cascata do Avencal - onde há uma plataforma (mas não é de vidro) com vista de frente para a cachoeira. É nesse parque que está a tirolesa mais longa que passa sobre o penhasco - para os corajosos e aventureiros. Aqui também tem um café, pedalinhos, arco e flecha e passeios a cavalo.

Se ainda tiver tempo, é possível ir até a parte baixa da cachoeira, onde se pode caminhar por uma trilha de cerca de 600 metros para ver a queda lá debaixo.

DIA 2

Depois de tomar um saboroso café da manhã para aquecer o coração e encher o corpo de energia, vamos seguir viagem para outro cartão-postal maravilhoso: o Morro da Igreja.

Pela estrada vocês poderão curtir uma paisagem linda de bela vegetação e formações rochosas surpreendentes a 1822 metros de altitude. Este é, inclusive, considerado como um dos pontos mais frios do Brasil e proporciona uma vista inacreditável da serra catarinense, e da famosa Pedra Furada, uma obra de arte esculpida pela natureza e pelo tempo.

Lembre-se de levar um bom casaco, pois mesmo no verão o vento gelado pode fazer a temperatura cair bastante. Por isso, gorro e luvas sempre são uma boa indicação.

Obs: a subida até o Morro da Igreja está em obras (pelo menos até final de 2019), pois isso, as visitas estão liberadas apenas aos domingos. Para isso, é necessário durante a semana (de segunda a quinta anterior ao dia da visita) entrar no site do ICMBIO e requisitar sua autorização (por veículo). Mas, com o final da obra, a visitação deve voltar ao normal e ser diária - fique atento quando vier.

Na volta, a parada será na Cascata Véu da Noiva para almoçar em meio a um local onde a infraestrutura se une às belezas da natureza. No inverno é possível saborear pratos à base de pinhão - fruto do pinheiro araucária e típico do sul do Brasil.

E, tiramos a tarde para conhecer a Serra do Corvo Branco, um local de parada obrigatória para contemplar os paredões colossais abertos na rocha para ligar a serra ao litoral. Uma obra impressionante que vale a pena ser contemplada com calma. No retorno, uma paradinha na Avencal Chocolates para saborear esses doces deliciosos.

E antes de finalizar o dia, separe um tempo para contemplar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, uma verdadeira Igreja a céu aberto, onde a fé, natureza e sensação de paz transbordam o olhar e o espírito.

DIA 3

Depois do segundo dia puxado de visitas, o terceiro dia pode ser conhecendo outros pontos da região.

Sugerimos pela manhã ir até São Joaquim, cidade vizinha, para conhecer os vinhos de altitude da Villa Francioni, onde há visitação ao sistema de produção e degustação ao final. Não se esqueça de parar no Mirante dos Pinheiros (ou Mirante das Araucárias) para apreciar a paisagem típica da serra.

E, ainda em São Joaquim, há boas opções de restaurante para o almoço.

A tarde, você poderá se surpreender indo até o mirante da Serra do Rio do Rastro, que está a mais de 1421 metros de altitude. O percurso com 284 curvas fechadas é de 8 quilômetros e liga Bom Jardim da Serra a Lauro Müller. Com  subidas íngremes emolduradas pelas montanhas e matas repleta de animais selvagens, você irá se apaixonar pela Serra Catarinense e ficará com aquele desejo de sempre voltar!


O que achou do nosso roteiro? Agora é planejar a data e vir curtir a Serra Catarinense e Urubici com muitas atividades agendadas!

Lembrando que nossa pousada fica em um ponto estratégico para visitar todos os pontos citados acima. Além da localização privilegiada, aqui você terá chalés aconchegantes, muito conforto e, mesmo se não quiser passear, poderá curtir a natureza, pescar, andar de bike, ou simplesmente relaxar nos nossos jardins. Estamos sempre de portas abertas esperando você!

Conheça a Serra Bela