Pontos Turísticos Abertos e Fechado em Urubici

Com a pandemia, muitos estabelecimentos e pontos turísticos de Urubici e da Serra Catarinense precisaram fechar temporariamente devido ao decreto Municipal e Estadual, ou por questões de segurança. 

Nossa região não apresentou muitos casos da COVID-19, o que permitiu a abertura de vários pontos já em maio, desde que cumpridos os protocolos sanitários e de segurança. 

Para ajudar você a programar sua viagem pra cá, elencamos os pontos turísticos de Urubici, e iremos atualizar essa listagem sempre que houverem novidades. Confira.


 

✔ PONTOS TURÍSTICOS E LOCAIS ABERTOS

1. Parque Quedas do Avencal
 

É onde está a plataforma de vidro, a réplica da Pedra Furada e a tirolesa para crianças. O parque está aberto a visitação, porém a tirolesa não está em funcionamento. 
 

Horário: segunda a sexta das 8 às 18h. Sábado e domingo: das 8 às 18h30min. Atendendo com capacidade reduzida de visitantes por hora.
Contato: (49) 99146-2224


 

2. Parque Cascata do Avencal

Vizinho ao parque anterior, o Cascata do Avencal possui um mirante com vista linda, e é onde está a tirolesa que passa por cima da cachoeira, bem como oferece pedalinhos, cavalgada, rapel, arco e flecha, e trilhas. 
 

O local está aberto à visitação, mas a tirolesa e rapel não estão funcionando.
 

Horário: de segunda a domingo das 8h às 18h. Atendendo com capacidade reduzida de visitantes por hora.
Contato: (49) 99150-8613/99105-4796
 


 

3. Cascata Véu de Noiva

Além da linda e famosa cachoeira, o local possui trilhas leves para caminhadas e um restaurante de gastronomia regional delicioso. 
 

Horário: de terça a domingo das 08h às 18h.
Contato: (49) 991352121 e (49) 32361110 
 


 

4. Morro do Campestre

As formações rochosas de arenito são parada obrigatória para conhecer o Vale do Rio Canoas e toda sua beleza visto do alto. É também considerado um dos locais mais lindos para se apreciar o pôr do sol em Urubici.

Horário: todos os dias (EXCETO terças), das 8h as 18h.
Contato: Instagram @morro.docampestre
 


 

5. Inscrições Rupestres e o Guardião do Avencal

O sítio arqueológico possui trilhas com sinalização e informações históricas-culturais da nossa região, e tem acessibilidade para cadeirantes. Além do sítio, há um bar-café com muitas opções da gastronomia serrana.

Horário: quintas às terças-feiras, das 09h às 19h. 
Contato: Instagram @guardiaodoavencal
 


 

6. Gruta Nossa Senhora de Lourdes

O local é área aberta à visitação, sem controle de entrada. Fica em meio à paredões rochosos com uma cascata e escadarias onde se pode chegar até à imagem de Nossa Senhora de Lourdes. 
 

Horário: aberto todos os dias, sem horário estabelecido. 
 


 

7. Cachoeira da Neve

Essa cachoeira é bastante procurada nos dias mais frios, quando as temperaturas baixas fazem com que a água da cachoeira caia em formato de pequenas partículas de gelo, como se fosse neve. 
 

Horário: segunda a domingo, das 8h30min às 16h.
 


 

8. Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco abrange uma grande área que segue até o Rio Grande do Sul. Aqui em Urubici, a via principal que passa por ela é a SC-370 (a rodovia que passa em frente à Serra Bela), e circular por ela até o município de Grão Pará é uma experiência incrível, com mirante e lindas paisagens. 
 

A rodovia é aberta e há alguns recuos para paradas, mas sempre é importante tomar cuidado com o trânsito habitual de veículos.


 

9. Altos do Corvo Branco

Já o Altos Corvo Branco é uma Reserva Particular e sua entrada fica ao lado do Corte da Serra do Corvo Branco. Há uma recepção no local, onde é preciso se registrar e pagar uma taxa por pessoa para usufruir da estrutura.

São 5 mirantes ao todo. Do primeiro, é possível contemplar do alto as curvas da Serra do Corvo Branco, o corte da serra de cima, o vale do Rio Canoas e a cordilheira conhecida como Campo dos Padres, além das cidades de Grão-Pará e Braço do Norte. Do segundo mirante, o Cânion Espraiado surge imponente e a vista do vale formado pelas encostas da serra cria um espetáculo único. Do terceiro, se vê a cidade de Orleans, as bordas entrecortadas típicas da Serra Geral e se tem uma vista privilegiada de todo o parque - inclusive o alto do Morro da Igreja. E do quarto e quinto mirantes é possível ver a majestosa Pirâmide e, em dias de baixa umidade, é possível ver até o litoral, com Laguna e as hélices da usina eólica de Bom Jardim da Serra. Em alguns mirantes há balanços para as fotos mais tradicionais do local. 
 

Nesse parque há também três trilhas para caminhada. Você pode ainda locar bicicletas para curtir pedalando, ou ir até o alto e apreciar o pôr do sol em um piquenique bem romântico! 
 

O acesso é pavimentado até o alto e há um amplo estacionamento.

Horário: diariamente das 8h às 18h, exceto em dias de chuva ou vento fortes.
Contato: (48) 99186-5517. Instagram @altosdocorvobranco


 

10. Cânion Espraiado

Os pontos de apoio do cânion ficam em propriedade particular, e é preciso pegar uma autorização para entrada. A vista do cânion só é acessível a pé, em 4x4 ou a cavalo (cerca de 9km por estrada de terra e subida). 

Horário: o local é aberto a visitação diariamente sem horário pré-definido. 
Contato: (49) 99138-3967 / 99112-1250
 


 

11. Caverna Rio dos Bugres

Duas cavernas esculpidas em meio à vegetação já foram moradia dos índios da região. Hoje, o ponto turístico é um ótimo passeio em família e para um piquenique em uma paisagem bucólica e tranquila. O local está aberto para visitação.
 

Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h30min.
Contato: (49) 99153-1787/ 98409-8257
 


 

12. Criatório de Trutas

Para quem tem curiosidade em conhecer como são produzidas as trutas, o criadouro Trutas do Professor Hélio fica a 2km de Urubici e faz um tour com o visitante pelos tanques e frigorífico. Urubici é grande produtora deste deixe, e este criatório é o único no mundo a manter a reprodução da truta azul em cativeiro (uma linhagem rara).

Horário: de quarta à domingo, das 12h às 14h.
Contato: (49) 99175-1182/99132-1808
 


 

13. Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja, que fica no Parque Nacional de São Joaquim, abriu para visitação controlada com acesso mediante agendamento prévio. 
 

Informações e agendamento estão disponíveis no link do Parque: https://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-do-visitante.html
 



14. Rio Sete Quedas

O local é propriedade privada e tem sete cachoeiras consecutivas, que podem ser acessadas por trilha. 

 

Além dos pontos turísticos acima, a Igreja Matriz está aberta a visitação, mas sem missas. As vinícolas da região, os cafés e restaurantes, também estão abertos, mas atendendo com capacidade limitada de visitantes.  


 

Mapa Turístico de Urubici

Para ajudar na sua localização, elaboramos um mapa com os pontos turísticos mais visitados da cidade. Salve no seu celular antes de viajar! ;)

Clique para Baixar o Mapa em PDF

 


 

Última atualização: 10/09/2021.