Por uma vida mais Sustentável: Serra Bela

Há 21 anos nosso sonho começou e, desde o início, nosso objetivo é desenvolver nosso trabalho com sustentabilidade, tendo total integração à natureza, à comunidade e à Urubici.

A sustentabilidade tem três pilares: ambiental, sócio-cultural e econômico, e nós da Serra Bela desenvolvemos desde o início atividades e ações contemplando toda essa gama de conceitos. Vamos mostrar um pouquinho delas a seguir:


Serra Bela: pousada com sustentabilidade

Na construção

Toda nossa construção é planejada para um maior aproveitamento dos recursos naturais do terreno, em especial a luz solar e ventilação, bem como utilizamos telhas transparentes de vidro para ampliar a iluminação interna de alguns ambientes e trocamos todas as lâmpadas por LED, que consome menos energia.

Fomos pioneiros na Serra Catarinense na implantação de aquecimento solar, no início anos 2000 e mantemos uma usina de produção de energia fotovoltaica que ilumina nossa pousada. Os equipamentos (ar condicionado, refrigeradores, máquina de lavar louças e roupas, etc) são de baixo consumo de energia (Selo A Procel).

Para construção de alguns apartamentos, reutilizamos conteiners, que são ótimos isolantes térmicos e acústicos.

E em toda obra realizada tentamos reaproveitar ao máximo os materiais residuais, evitando perdas e desperdícios.


Resíduos

Os resíduos de lixo e esgoto são problemas ambientais sérios e aqui tomamos todo o cuidado para que eles tenham a destinação adequada.

O esgoto, por exemplo, foi dimensionado para atender as demandas e utilizam de fossa e filtro anaeróbio para  realizar um tratamento primário no efluente e reduzir a carga orgânica,com o objetivo de minimizar o impacto ambiental. Utilizamos também um biodigestor para tratamento do esgoto. A limpeza das fossas e dos sistemas de tratamento de resíduos é feito por uma empresa licenciada e especialista no assunto.

O lixo orgânico da cozinha passa pelo processo de compostagem e o adubo é utilizado para deixar nosso jardim ainda mais lindo!

E, claro, lixo que não é lixo é devidamente separado em papel, plástico, latas e vidros para reciclagem.


Área Verde

E falando em jardins, nosso espaço verde é amplo, sendo que 70% da área total do nosso terreno é dedicado à preservação da mata nativa e o ecossistema. E, quando vamos renovar algumas áreas de jardins, sempre buscamos espécies regionais que são lindas e adaptadas. O mesmo acontece no pomar, onde as espécies frutíferas são apropriadas ao clima da Serra Catarinense.

O entorno da nascente do riacho na Serra Bela, bem como suas margens, são protegidas e foi reflorestada uma área para evitar qualquer impacto negativo.

Com uma natureza exuberante e preservada, muitos animais fazem da Serra Bela sua morada! Não mantemos nenhum animal em cativeiro, bem como não alimentamos pássaros ou outros animais silvestres - eles possuem alimentos na própria área verde e sempre estão por aqui! Para não agredir a fauna, os ruínos são minimizados, bem como usamos baixa iluminação externa para também não atrair insetos aos ambientes da pousada.

Há também o reuso de alguns materiais que se transformam nos jardins, como uma antiga antena parabólica que fará a vez da cobertura de um quiosque.


Consciência Ecológica

Evitamos ao máximo utilizar embalagens descartáveis. Para isso, compramos produtos de fornecedores regionais que oferecem a granel ou em bombonas.

Para limpeza e lavagem da roupa, usamos produtos biodegradáveis, e os produtos de higiene para os hóspedes são eco-friendlys.

Na parte administrativa, evitamos impressões gráficas desnecessárias, e o número reduzido de impressos é em papel reciclado.

Na cozinha, evitamos ao máximo o desperdício, sempre pensando na demanda para elaboração dos alimentos, e apenas fazemos o reaproveitamento de itens se estiver de acordo com os padrões de segurança alimentar.

Oferece alimentos regionais e produzidos na própria pousada para o cardápio do café da manhã, como pães, pães de queijo, bolos, tortas, biscoitos e quitutes.

A lenha utilizada na lareira é de reflorestamento da nossa área.


Responsabilidade Social

Buscamos sempre fornecedores locais e regionais para a compra de itens de uso da pousada, bem como alimentos e itens fornecidos aos hóspedes. Nossos colaboradores também são da cidade e arredores, enfatizando a capacitação interna para assuntos de hospitalidade e sustentabilidade.

Apoiamos diversos projetos locais e participamos de associações para movimentar o turismo e o desenvolvimento de Urubici.

Em questões legais, cumprimos todas as exigências das leis municipais, estaduais e federais no tocante a registros, impostos e decretos, assim como apenas contratamos e realizamos parceria comerciais com empresas que seguem toda a legislação do seu setor.

E, por fim, incentivamos as boas práticas e a conscientização ambiental e social junto aos colaboradores, hóspedes e comunidade local.


Acreditamos que um mundo mais sustentável é possível, mas precisamos seguir juntos buscando sempre inovações e alternativas para proteger o meio ambiente, a sociedade e promover um maior desenvolvimento de todos! 

Compromisso Serra Bela com a sustentabilidade.