Rota dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina

Você sabia que é possível conhecer vinícolas e degustar vinhos de excelente qualidade em Santa Catarina?

A experiência não é exclusiva da Serra Gaúcha como muitos acreditam. As regiões do Vale do Contestado e da Serra Catarinense já conquistaram todo o respeito de enólogos e do público em geral nos últimos anos. E para não perder nenhum ponto, foi criada a Rota dos Vinhos de Altitude.


Rota dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina

O clima frio e a altitude elevada são os grandes aliados dos produtores de vinho de Santa Catarina. Com vinhedos localizados entre 900 e 1400 metros acima do nível do mar, as variedades da fruta podem amadurecer mais lentamente e de forma completa, aumentando o padrão das safras. E tudo isso levou a características únicas e marcantes que só os vinhos de altitude proporcionam.

Percorrer a Rota dos Vinhos de Altitude em Santa Catarina vem se tornando uma experiência turística cada vez mais comum na região. Sabendo de todo o potencial que possuem, as vinícolas investiram pesado na estrutura para atender ao público. No total, são 19 produtores diferentes divididos entre o Vale do Contestado e a Serra Catarinense.


Rota dos Vinhos - Urubici e São Joaquim

Próximo a Urubici e São Joaquim, existem mais de 10 vinícolas abertas para visitação.

A 30km de São Joaquim em direção à Lages está a Quinta da Neve, que foi a primeira empresa a investir e apostar na produção de vinhos finos de altitude no município. Com castas europeias produz hoje uma variedade de rótulos, muitos premiados, e com sabores bem regionais. 

A Villaggio Bassetti fica a 11km de São Joaquim, com fácil acesso, e oferece visitação guiada para conhecer todo processo de produção, das videiras até a taça, onde a cor, o aroma e o sabor dos seus vinhos podem ser apreciados ao final do tour. Também oferece passeios de bike que devem ser agendados e é uma experiência diferente e agradável.

Uma das mais famosas vinícolas da Serra Catarinense é a Villa Francioni, uma das pioneiras na implementação do enoturismo em Santa Catarina e uma das mais belas pela paisagem e arquitetura. Seu vinho rosé ganhou notoriedade ao ser escolhido por Madonna em visita ao Brasil por indicação de um sommelier. Mas o grande diferencial da vinícola é a elaboração de vinhos tintos de corte. Ela fica a 6km do centro de São Joaquim e a 72 km - cerca de 1 hora - daqui da Serra Bela.

Vinícola Villa Francioni


A Leoni di Venezia é outra casa tradicional e é diferenciada por produzir castas italianas. Localizada em São Joaquim, tem grande variedade de rótulos e possui uma especialidade: o vinho laranja (ou âmbar) com aroma de cerveja. Vale a degustação!

Leone di Venezia


Não distante da Leoni, os Vinhedos do Monte Agudo é uma vinícola boutique, onde são produzidos vinhos finos em quantidade limitada e da mais alta qualidade em terroir de altitude. Destaque para o espaço enogastronômico com uma Chef internacional tomando conta dos almoços e jantares harmonizados. Na degustação, o famoso e pioneiro “Sunset” alia o sabor ao mais belo por do sol da Serra!

Ainda em São Joaquim, a Vinícola Boutique D’alture objetiva apresentar um pouco da Toscana em perfeita harmonia com a natureza e o terroir de altitude da Serra Catarinense. Além dos rótulos premiados, o local conta com estrutura para degustações, piqueniques, almoços e jantares harmonizados, além de haras, trilhas e um mini-spa (em breve).

Vinícola D'alture

No caminho entre São Joaquim e Urubici, o Vale do Pericó é um dos pontos mais altos da Serra Catarinense e é onde está a Vinícola Pericó, a 1.300m de altitude. Com castas francesas e criatividade brasileira, produzem rótulos premiados que você pode conferir nas degustações no local.

Outra vinícola, a Thera pode ser apontada como a caçula do roteiro. O cultivo de uvas já acontece no local há muitos anos, mas a visitação é recente. É a opção mais sofisticada da região, já que tem projetos de arquitetura e decoração diferenciados com muitos elementos artísticos. Ela também produz vinhos de corte e fica a apenas 25 km da Serra Bela em direção à Bom Retiro.

Vinícola Thera


E, para levar para casa todos os sabores dos vinhos de altitude, tanto em São Joaquim, quanto em Urubici, há lojas no centro vendendo os melhores rótulos da Serra Catarinense.


Mapa da Rota dos Vinhos de Altitude em Urubici, São Joaquim e arredores

E para facilitar o entendimento de onde ficam as vinícolas, elaboramos um mapa bem prático, veja abaixo.

Baixe o Mapa em PDF


Quando Visitar as Vinícolas?

Durante o ano todo há visitação e degustação. Porém, algumas épocas são especiais.

No inverno a região costuma ser bastante procurada por quem gosta de sentir um friozinho e até ver neve, que por vezes dá o ar da graça nos altos de Santa Catarina. Nessa estação, o vinhedo está sem folhas e paisagem menos exuberante.

Já na primavera as videiras tornam-se mais verdinhas, com as folhas brotando; e no outono as folhas ficam amarelas e logo caem. Ambas estações deixam a paisagem com cores mais vivas e prontas para aquelas fotos incríveis das vinícolas!

E no verão é época de produção das uvas, quando os vinhedos estão carregados de cachos roxos, rosas e verdes. E entre fevereiro e março é a vindima - a colheita das uvas. Durante esse período algumas vinícolas promovem eventos especiais, vale ficar atento a programação.


Com as principais vinícolas da Serra Catarinense não tão distantes da Serra Bela, é possível conhecer algumas delas em um bate-e-volta. Roteiro que certamente será inesquecível, tanto pelas belezas serranas e das vinícolas, quanto pelas degustações dos premiados vinhos de altitude!


A Rota dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina é um dos trajetos mais belos (e deliciosos) para se fazer! Venha brindar mais esse roteiro!


Reserve sua Hospedagem em Urubici